InterRail Berlim

(continuação de Praga)

Dia 5

Esta viagem de comboio de 4h30 foi muito mais atribulada que a anterior. Como não tínhamos lugares marcados (porque ficava mais caro) tivemos de saltar de assento para assento. A determinada altura, foi impossível estarmos os 5 juntos na mesma carruagem e no meio destas trocas todas, o Dani perdeu a minha escova de cabelo no comboio ao abrir a mala (imaginem o drama que eu fiz xD).

Entretanto chegamos à estação ferroviária central de Berlim (Hauptbahnhof) por volta das 19h. Esta estação parece um aeroporto! É uma das maiores estações ferroviárias da Europa.

Ainda na estação, compramos os bilhetes de autocarro para o centro de Berlim, cada um custou 5,60€.

Meio de transporte em Berlim: metro

Alojamento: Heart of gold Berlin (pagamos 219,50€, cada um 43,90€ por 2 noites)

Pontos positivos do alojamento: a localização (a 18 minutos a pé do centro, estação de metro a 170mts, vários supermercados e restaurantes na zona) e as dimensões do quarto.

Pontos negativos do alojamento: os colchões das camas eram fracos e faziam imenso barulho quando nos mexíamos, o pequeno-almoço era básico e não tínhamos WC privativo.

Depois de fazermos o check-in no hostel e deixarmos as bagagens, fomos procurar um lugar para jantar na zona. Encontramos um restaurante a cerca de 700 metros, chamado Gaststätte Sophieneck. Provamos a verdadeira salsicha alemã e bebemos cerveja, a primeira cerveja que eu realmente gostei, gostei tanto que bebi a minha e a da Sofia! Na mesa ao nosso lado, dentro do restaurante, estava um senhor já com uma certa idade com um cão enorme, educadamente sentado e sem fazer barulho, ficamos fascinados com a disciplina do animal.

Dia 6

Partimos em direção à estação de metro mais próxima e quando lá chegamos apercebemo-nos que as indicações estavam escritas unicamente em alemão. Como nenhum de nós percebia a língua, sentimo-nos um bocado perdidos e enquanto olhávamos para o mapa do metro, um homem aproximou-se e ofereceu-nos ajuda. Eu tinha a ideia (errada) que os alemães eram pessoas muito frias, mas por incrível que pareça foi na Alemanha que encontramos as pessoas mais simpáticas da nossa viagem.

Memorial Muro de Berlim

Horário: 8h-22h

Morada: Bernauer Str. 111, 13355 Berlim, Alemanha

Este monumento foi criado em 1998 e inclui uma Capela da Reconciliação, o Centro de Documentação do Muro de Berlim, uma seção de 60 metros da antiga fronteira, uma janela de lembrança e um centro de visitantes.

De seguida, fomos de metro até à praça de Potsdamer.

Praça de Potsdamer

Morada: Potsdamer Platz, 10785 Berlim, Alemanha

Esta é uma praça muito moderna, cheia de arranha-céus, e é um dos locais mais movimentados de Berlim. Seguimos a pé até ao Checkpoint Charlie, é muito perto, cerca de 15 minutos.

Checkpoint Charlie

Horário: 9h-22h

Morada: Friedrichstraße 43-45, 10117 Berlim, Alemanha

Checkpoint Charlie foi um posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante a Guerra Fria. Ao lado tem o museu que explica melhor a importância deste marco histórico, nós não entramos mas o bilhete tem o valor de 14,50€.

Museu Judaico de Berlim

www.jmberlin.de

Preço: 8€

Horário: 10h-20h

Morada: Lindenstr. 9-14 10969 Berlim

Aconselho a visita a este museu pela experiência que ele nos proporciona, além de exibir as habituais relíquias, este em especial reforça aspetos culturais, sociais e políticos da história dos judeus na Alemanha.

Tiergarten

Morada: Str. des 17. Juni, 10785 Berlim, Alemanha

Este é um jardim muito grande, bastante verde, com pouca gente. Pareceu-me um excelente local para caminhar, andar de bicicleta, ou simplesmente para fazer um picnic, como o verdadeiro tuga faz!

Palácio de Reichstag

Horário: 8h-24h

Morada: Platz der Republik 1, 11011 Berlim, Alemanha

Reichstag é a sede do Parlamento Alemão, coroado por uma grande cúpula moderna possível de visitar. Infelizmente não conseguimos arranjar bilhete para visitarmos o palácio pois já chegamos tarde (ainda hoje tenho de ouvir o Dani a dizer “Não fomos ver o Reichstag!”, vou ter de voltar a Berlim). Aproveitamos para lanchar num café ao lado onde comi uma bola de Berlim deliciosa.

Porta de Brandemburgo

Morada: Pariser Platz, 10117 Berlim, Alemanha

Esta é uma antiga porta da cidade, reconstruída no final do século XVIII como um arco do triunfo neoclássico, é hoje um dos marcos mais conhecidos da Alemanha.

Memorial aos Judeus Mortos

Morada: Cora-Berliner-Straße 1, 10117 Berlim, Alemanha

Este memorial, também conhecido como Memorial do Holocausto é daqueles que nos coloca em silêncio, olhar para aquela estrutura e pensar na quantidade de vítimas que sofreram e que morreram sem sentido nenhum. Existe uma sala subterrânea  onde é documentada a perseguição e o extermínio dos judeus, esta sala está aberta de terça a domingo das 10h às 19h.

Pelo caminho até à ponte fomos vendo bocados do muro de Berlim desfeito, outras partes foram transformadas em muros com mensagens motivacionais e desenhos artísticos. Fez-nos parar várias vezes para apreciar e para tirar fotografias.

Ponte de Oberbaumbrücke

Morada: Oberbaumbrücke, 10243 Berlim, Alemanha

É uma ponte muito conhecida de duplo piso que atravessa o rio Spree.

Jantamos no Restaurante Scheers Schnitzel, mesmo ao lado da ponte, por causa do pão com panado que tanto lemos na internet. Não é um sítio muito acolhedor e não falam nada de inglês portanto foi tipo “roleta russa” no menu! Safámo-nos bem!

Dia 7

Catedral de Berlim

www.berlinerdom.de

Preço: 7€ adulto

Horário: de segunda a sábado 9h-19h, aos domingos e feriados 12h-19h

Morada: Am Lustgarten, 10178 Berlim, Alemanha

A catedral é o edifício religioso mais emblemático da cidade, a cúpula oferece uma das melhores vistas de Berlim, aconselho!

Depois de visitarmos a catedral, almoçamos num restaurante vegetariano chamado Flamingo Fresh Food Bar, é muito perto da estação de comboio de Friedrichstraße, que é a estação onde íamos apanhar transporte para o Aeroporto de Schoenefeld.

O bilhete de comboio custou 13,20€ e a viagem demorou cerca de 1h30. Este Aeroporto fica a 24km do centro de Berlim, é pequeno e parece um pré-fabricado, tem zona de alimentação onde jantamos e apanhamos o voo da Ryanair que descolou às 21h15.

Fazer um InterRail é uma experiência divertida, conhecer várias cidades rapidamente, aconselho. Contudo senti que era bastante cansativo, porque andamos sempre muito e queremos visitar o máximo possível de cada cidade, tornando-se numa viagem cansativa relativamente a outras. Quando cheguei a Portugal estava de rastos, parecia que precisava de férias das férias!

Das 3 cidades que visitamos (Viena, Praga e Berlim), Berlim foi a cidade que mais me surpreendeu, talvez porque não tinha expectativa nenhuma. Queria muito visitar Praga, Berlim apenas veio por acréscimo (o voo era mais barato) e acabou por ser a cidade que mais gostei de visitar.

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida perguntem!

Até à próxima aventura!

Também pode interessar: Que mala levar num interrail?